O conceito de construção tipo galpão metálico é utilizado em diversos seguimentos como quadras poliesportivas, agricultura, pecuária, fábricas de pequeno e grande porte, supermercados, complexos de centros de distribuições e logística.
Os modelos construtivos de galpões metálicos diferem geralmente na concepção da cobertura superior, o “telhado”. Podemos citar alguns dos modelos construtivos, os galpões em arcos, galpões de uma ou duas águas, galpões móveis em lona (galpões “lonados”), galpões de treliça espacial.
Galpões em Arco

Muito utilizado por exemplo em ginásios de esportes onde a questão da acústica do local é relevante. Podendo trabalhar grandes vãos entre colunas e seu formato construtivo em arco reduz em muito os problemas de infiltrações.
Galpões de Uma ou Duas Águas

Muito usual entre os tipos de galpões, possui utilização diversificada como fábricas, centros logísticos, restaurantes, refeitórios, etc. Sua concepção estrutural se caracteriza em terças de fechamento, tesouras em perfil formado a frio, colunas de treliças ou perfil laminado, consoles.
Galpões Móveis em Lona (Galpões “Lonados”)

Conceito prático e de grande uso quando se necessita de um galpão provisório. Sendo de grande utilização pelas industrias e agricultura. Sua concepção estrutural é formada por perfis tubulares de encaixe, contraventamentos, e a lona de fechamento superior e lateral.
Galpões de Treliça Espacial

Quando o projeto necessita de grandes vãos livres, o conceito de treliça espacial é muito utilizado. Todavia, esse tipo de concepção estrutural exige mais do projeto de fundação ao se comparar com os outros tipos de galpões metálicos. Esse conceito é muito utilizado em supermercados, e galpões logísticos por exemplo.
De forma geral, os projetos de galpões são representados por elementos estruturais como terças, contraventamentos, tesouras, colunas e fundação. Os perfis podem ser constituídos de chapas dobradas ou perfis laminados e soldados.