Atualmente as estruturas metálicas estão ganhando cada vez mais espaço nos diversos tipos de construção. E não seria diferente com os sistemas de telhados e coberturas.
Ao comparar telhados em estruturas metálicas com os de estruturas em madeira, as vantagens da utilização dos diversos tipos de telhados/coberturas metálicas são inúmeras. Sem problemas com cupins, elevada vida útil e mínimas manutenções, maior resistência, melhor custo benefício, possibilidades de grandes vãos, projetos arrojados, elimina a utilização de lajes, etc.
Os projetos de telhados/coberturas podem ser construídos nos diversos tipos de estruturas metálicas.
Telhados em Steel Frame

O steel frame está conquistando cada vez mais espaço nas construções, e nos telhados e coberturas não poderia ser diferente. Muito comum as obras residenciais optarem atualmente por utilização de estruturas metálicas em steel frame para telhado, ao invés das antigas estruturas em madeira.
Telhados em estrutura de Chapa Dobrada

Quando se tem a necessidade de trabalhar grandes vãos, alpendres ou marquises o conceito de steel frame pode não ser o ideal e, portanto, a melhor opção são os perfis de chapa dobrada constituindo vigas caixões, treliças ou também conhecido como “tesouras”. Esse tipo de estrutura permite projetos audaciosos a arrojados no ponto de vista da engenharia e arquitetônico.
De forma geral, os diversos tipos de estruturas metálicas proporcionam inúmeras vantagens, e esse conceito está sendo cada vez mais utilizado em telhados e sistemas de coberturas.